Wednesday, December 08, 2004

O Meu Passatempo....4

19:00 hrs
Calçada de Carriche
Regresso a casa bom andamento o tal o habitual para bom visionamento dos vizinhos.
Eis que surge bem ao meu ladode forma imponente o passatempo de quem espera; a procura incessante dos nossos amigos primatas nasais.
Qual verdadeiro explorador africano, o meu vizinho introduz-se através do seu indicador direito na mais insondável floresta procurando quer á direita quer à esquerda pelos tais famosos primatas.
De repente, eis que vejo o esboçar de um sorriso e o indicador começando a sair, rápidamente o polegar abate-se sobre o outro dedo para tão preciosa presa não fugir do seu cativeiro, e começa um movimento circular do polegar sobre o indicador talvez penso eu para atordoar o espécime pois que com tanta volta é impossível alguém ficar bem e se não vomitar é uma sorte.
Terminado primeiro round olha para ele e talvez vendo que o infeliz animal ainda não está completamente atordoado repete o mesmo procedimento até ficar quiçà completamente louco.
De repente para espanto meu o primata é passado para a parte superior do dedo polegar repousando na ponta da unha e tendo o polegar como apoio e num movimento rápido de impulsão é projectado janela fora.
Fiquei sem perceber afinal o objectivo de tal caça; tanto empenho, tanta alegria no troféu e depois é mandado fora como um lixo?
Não deveria ser guardado para ser exibido numa sala de troféus? Era o que se fazia nos antigos safaris africanos, não se capturava para deitar fora, o produto era exibido para familiares e amigos verem, onde está o respeito por estes primatas não têm eles também direito a exibição?
Se os caçam em público exibam-nos para o público....
Visãoacores

2 comments:

Anonymous said...

Grande Aurélio, Homem de coragem, retratista pela palavra escrita e não só. Da sensibilidade da obectiva para o objectivo da frase. Força, em frente.

Unknown said...

Não só és bom fotógrafo, mas também escreves bem... Muitas viagens fiz eu na Calçada de Carriche... A forma de olhar é que é fundamental, qualquer que seja a forma de expressão!